Psicoterapia

Início > Serviços > Psicoterapia

1. O que é Psicoterapia ou Tratamento Psicológico?

          A psicoterapia é o tratamento de problemas de natureza emocional, que objetiva a remoção, modificação ou retardo de sintomas psicológicos ou psicossomáticos, que possibilita à pessoa um profundo alívio dos sofrimentos, ajudando-a a melhorar seu relacionamento consigo mesma e com as demais pessoas. Todo assunto tratado durante a sessão é confidencial e ficará restrito ao psicólogo e ao paciente.

 

2. Quando alguém precisa fazer Psicoterapia?

          Geralmente, o que impulsiona as pessoas, os casais e as famílias a buscarem atendimento psicológico é um sofrimento, uma grande dificuldade, um momento de dor ou de dúvida, mas de esperança de alívio ao sofrimento vivenciado, bem como a ampliação do autoconhecimento e da possibilidade de um viver mais tranquilo e pleno. As crianças são comumente trazidas por seus pais por apresentarem distúrbios de aprendizagem ou de comportamento na escola e/ou na família.

          Há um consenso, entre os profissionais e pesquisadores, que um terço dos pacientes que procuram um médico tem, na base da doença explicitada, problemas de ordem emocional. Portanto, a maioria das pessoas, independentemente de sexo, idade ou condição social, seria beneficiada por uma psicoterapia.

 

3. Quais os tipos de Psicoterapia que existem e que problemas podem ser tratados?

          Existem diferentes tipos de Psicoterapia e a decisão do psicólogo e do paciente, por um ou outro tipo, depende da problemática vivenciada pela pessoa, o casal ou a família. Vejamos os principais tipos, suas possibilidades e indicações:

  • Psicoterapia Individual: Quando os problemas, de ordem afetiva ou emocional, que afligem a pessoa estão relacionados consigo mesma e a sua própria relação com as demais pessoas, ou ainda, se ela deseja se conhecer melhor.  

  • Psicoterapia de Grupo: Quando a maioria das dificuldades vivenciadas pode ser resolvida, de maneira mais eficaz, com outras pessoas que estejam passando por problemas semelhantes, ou ainda, que possam se ajudar mutuamente.

    • Exemplos de problemas que podem ser resolvidos, tanto em uma Psicoterapia Individual ou de Grupo: depressão leve e moderada, distúrbios de ansiedade, distúrbios alimentares (anorexia, bulimia), uso abusivo de álcool e outras drogas, problemas relacionados a dificuldades com a sexualidade, dentre outros.

          Contamos com psicoterapias de técnicas especificas para atender crianças, adolescentes, casais ou famílias. Veja a seguir:

  • Psicoterapia Infantil: destinada a crianças de até 12 anos que apresentam dificuldades de relacionamento com os adultos ou outras crianças, dificuldades na aprendizagem, problemas de comportamento (agressividade, apatia) medo excessivo, enurese noturna (urinar nas vestes dormindo), encoprese (evacuar nas vestes), choro indiscriminado e sem causa aparente; ou ainda, por ter vivenciado uma experiência traumática, como abuso sexual, violência física ou psicológica, abandono, perda de um ente querido, dentre outros.

  • Psicoterapia de Adolescentes: Quando apresenta dificuldades em atravessar a fase da adolescência, apresentando: agressividade, dificuldades de relacionamento com outros adolescentes, uso de drogas, cometimento de atos infracionais, desinteresse pela escola, retraimento excessivo, vício em computador e jogos da internet, dentre outros.

  • Psicoterapia de Casal: Quando o casal está passando por problemas em sua relação afetiva/emocional ou dificuldades de ordem sexual.

  • Psicoterapia de Família: Quando seus integrantes enfrentam dificuldades na forma em seu sistema familiar, tais como:

    • problemas com um filho usuário de drogas e/ou envolvido em atos infracionais e/ou apresentando problemas de comportamento na escola;

    • família com dificuldades na educação de seus filhos (excesso de liberdade ou com comportamentos educativos muito violentos);

    • perda brusca e violenta de algum de seus membros;

    • separação e divórcio dos pais;

    • algum dos seus membros sofre de transtornos mentais e a família precisa encontrar formas de lidar com esta pessoa, dentre diversos motivos;

Portanto, a família e os seus membros podem fazer uma terapia para melhorar a sua forma de se relacionar, conhecer melhor as reações de cada um dos seus membros, ou aprimorar a sua integração.

4. O que pode ser esperado como resultado da Psicoterapia?

          Os resultados de uma psicoterapia dependem muito da pessoa, quer seja pelo seu assíduo comparecimento às sessões, quer seja pela sua disponibilidade em falar sobre os assuntos que a incomodam. Outro fator fundamental para o sucesso da terapia é a confiança do paciente no terapeuta.

5. Quanto tempo leva uma Psicoterapia?

          Cada pessoa e sua problemática são diferentes das demais, ou seja, algum pode precisar de mais tempo do que o outro para se sentir melhor. Se for uma psicoterapia breve, o prazo máximo será de um ano, mas pode durar alguns meses ou algumas sessões. A duração do processo, portanto, depende da problemática trazida pela pessoa, dos seus recursos emocionais e psicológicos e, também, da experiência e da formação do profissional.

          Para finalizar, destacamos que a atitude e a atuação do psicoterapeuta não podem ser definidas previamente ou de modo genérico, pois cada pessoa apresenta sua singularidade a qual, necessariamente, deve ser considerada.

Artigos relacionados

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Receba as atualizações de conteúdo

  • Vilma Maria Santos
  • Vilma Maria Santos
  • Vilma Maria Santos
  • Vilma Maria Santos
  • Vilma Maria Santos