Início > Serviços > Constelações Familiares

Constelações Familiares

O que é a Constelação Familiar?

É uma terapia integrativa complementar, aprovada pelo Ministério da Saúde, com abordagem sistêmico-fenomenológica, criada por Bert Hellinger (1925-2019), baseada no uso de representantes neutros (pessoas ou bonecos) para representar membros da família ou grupo social, e trabalhar um tema específico trazido pelo constelado. O resultado é uma percepção mais completa e sensível das dinâmicas disfuncionais na família ou grupo social, tanto em seus problemas quanto em seus potenciais ocultos, gerando assim novas soluções.

"Na terapia familiar sistêmica, trata-se de averiguar no sistema familiar ampliado se existe alguém que esteja emaranhado nos destinos de membros anteriores dessa família. Isso pode ser trazido à luz através do trabalho com constelações familiares. Trazendo-se à luz os emaranhamentos, a pessoa consegue se libertar mais facilmente deles. (...) Emaranhamento significa que alguém na família retoma e revive inconscientemente o destino de um familiar que viveu antes dele. Se, por exemplo, numa família, uma criança foi entregue para adoção, mesmo numa geração anterior, então um membro posterior dessa família se comporta como se ele mesmo tivesse sido entregue. Sem conhecer esse emaranhamento não poderá se livrar dele. A solução segue o caminho contrário: a pessoa que foi entregue para adoção entra novamente em jogo. É colocada, por exemplo, na constelação familiar. DEe repente, a pessoa que foi excluída da família passa a ser uma proteção para aquela que estava identificada com ela. Quando essa pessoa volta a fazer parte do sistema familiar e é honrada, ela olha afetuosamente para os descendentes."

Fonte: Hellinger, Bert. Constelações familiares: o reconhecimento das ordens do amor / Bert Hellinger, Gabriele Ten Hovel: tradução de Eloisa Giancoli Tironi, Tsuyuko-Jinno Spelter. São Paulo: Cultrix, 2007.

Artigos relacionados

A Indignação

O que são as 'Ordens do Amor na Família?'

1/2
Please reload

Receba as atualizações de conteúdo

  • Vilma Maria Santos
  • Vilma Maria Santos
  • Vilma Maria Santos
  • Vilma Maria Santos
  • Vilma Maria Santos