Entendendo o sentir na Constelação Familiar


Todos nós somos formados por células, e nossas células são formadas por átomos, que possuem um núcleo e elétrons. Comparando-se o núcleo das células a uma bola de futebol, os elétrons estariam a uma distância de 15 km, ou seja, entre o núcleo e os elétrons existe um grande espaço, denominado de vácuo. Entretanto, o vácuo não está vazio, mas cheio de energia e informações. Os seres vivos e os vários elementos são compostos por células e há, portanto, informações dentro e fora de nós. Assim, há um vácuo cheio de informações em tudo e, na maioria das vezes, não temos consciência. Na Constelação Sistêmica Familiar, as pessoas posicionadas conectam-se e sentem essas informações.

Só conseguimos acessar conscientemente ou conhecer esta vasta gama de informações, se a observarmos, se a sentirmos. Até esse momento, essas informações são forças que atuam e nos direcionam em cada uma de nossas ações e decisões, sem que percebamos. Somos inconscientes desta influência e agimos no piloto automático.

Durante o desenvolvimento da constelação, as pessoas, bonecos ou, até mesmo, pedaços de papel participam, representando os elementos vinculados à questão trazida pelo constelado.

As pessoas ou bonecos são posicionados ou se posicionam num espaço (campo). Esse posicionamento nos traz informações, seja através da direção em que estão em relação às outras pessoas, seja através da descrição das sensações que essas pessoas sentem nessas posições.

  1. O que estou sentindo?

  2. O que pode significar o posicionamento dessas pessoas?

A Constelação possibilita-nos observar as informações que estão nos direcionando e, a partir desse momento, podemos escolher, conscientemente, novas atitudes. Isso requer energia, presença, vontade para a mudança.

Pintura: Winter Landscape with Ice Skaters, Hendrick Avercamp, c. 1608

#constelaçãofamiliar #mudança #sentimentos

Início > Artigos > Texto

Arquivo
Publicações recentes
Assuntos
Nenhum tag.
Redes sociais
  • Facebook de Vilma Maria Santos
  • Twitter de Vilma Maria Santos