O que é o Coaching de Executivos?

July 6, 2017

Coaching é uma metodologia de apoio ao autodesenvolvimento e que busca, essencialmente, esclarecer ao cliente (coachee) quem ele é, o que está fazendo, por que o está fazendo, aonde ele quer chegar e como chegar até lá. O processo de coaching é implementado por meio do uso de ferramentas e técnicas promotoras de mudanças comportamentais, visando o desenvolvimento de potenciais e a melhoria do desempenho.

Promove suporte a executivos de elevado potencial, de rápido crescimento ou recém promovidos; a indivíduos-chave, ou que estão sendo considerados no planejamento de sucessão dentro da organização, com o objetivo de desenvolver competências de liderança, potencializar as suas habilidades e melhorar tanto o seu desempenho, quanto o uso das suas forças pessoais. No processo de coaching, assertivamente, identifica-se quais as lacunas e as mudanças essenciais a serem  feitas para que os objetivos e sonhos sejam alcançados.

O coaching é desenvolvido em conversas confidenciais, de modo presencial, por telefone ou videoconferência, focado nos objetivos definidos pelo cliente e fortemente direcionados para a ação.

Em síntese, o Profissional Coach, durante todo o processo (que leva em média de dez a quinze sessões) atua para:

  • Esclarecer os objetivos do cliente, de modo a se comprometer com os resultados;

  • Identificar a distância (e as lacunas) de onde o cliente está e aonde ele quer chegar.

  • Identificar obstáculos potenciais;

  • Ajudar o cliente a desenvolver estratégias, ou a traçar um plano de ação;

  • Incentivar o cliente para a ação;

  • Acompanhar a evolução do plano de ação do cliente.

Os executivos, que passam pelo processo de coaching, aprendem a se adaptar rapidamente a mudanças e aos novos desafios; desenvolvem a criatividade para a identificação de novas soluções, produtos ou mercados; e descobrem a habilidade de domar e usar o stress de maneira positiva.

 

Bibliografia:
 

MATUS, C. Política, planejamento e governo. Brasília: IPEA, 1993, 2 v. 590 p.

KAPLAN, Robert S. e NORTON, David P. A estratégia em ação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

TERRA, José Claudio C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial: uma abordagem baseada no aprendizado e na criatividade. São Paulo: Negócio Editora, 2000.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 7. ed, 2003.

 

Imagens: https://pixabay.com - CC0 Public Domain - Grátis para uso comercial - Atribuição não requerida 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Início > Artigos > Texto

Arquivo
Please reload

Publicações recentes

July 21, 2017

Please reload

Assuntos
Please reload

Redes sociais
  • Facebook de Vilma Maria Santos
  • Twitter de Vilma Maria Santos

Receba as atualizações de conteúdo

  • Vilma Maria Santos
  • Vilma Maria Santos
  • Vilma Maria Santos
  • Vilma Maria Santos
  • Vilma Maria Santos